Grupos de Estudo

logo escuro gpem escrito engenharia mecanica unibrasil

O objetivo dos grupos de estudo é reunir alunos e professores periodicamente para aprofundarem seus conhecimentos em um assunto específico, com possibilidade de início de uma linha de pesquisa na área.

O grupo de estudos deve oportunizar aos alunos a diversificação saber. Deste modo, deve-se incentivar a reunião de cursos e escolas distintas em grupos específicos para, pelo diálogo entre saberes, intercambiarem conhecimentos.

CHAMADA CICLO 2019-2020

GRUPOS EM ANDAMENTO

GEAS – Grupo de Estudo de Astronomia

Liderado pelos professores Fábio Alencar Schneider e Lucieli Rossi, o grupo tem por objetivo estudar de forma teórica e prática a astronomia e suas ciências correlatas, de forma multidisciplinar, e difundir os estudos gerados nas formas de cursos de extensão, eventos abertos e proposição de práticas pedagógicas multidisciplinares de ensino.

logo GEAS

Na segunda edição, o grupo está concentrado no projeto e construção de um segundo telescópio de observação.

equipe observacao
MAPE – Matemática Aplicada à Engenharia

Orientado pelo professor Fábio Alencar Schneider e com a participação dos professores Alexandre Faria, Fernando Castillo e Rômulo Rodrigues, o grupo tem como objetivo de desenvolver no acadêmico de engenharia uma melhor formação em matemática superior permitindo seu ingresso com qualidade em programas de pós-graduação.

Na segunda edição, o grupo está estudando as aplicações da álgebra na engenharia.

img_20160924_1151490411 img_20161001_1038527621

GRUPOS ANTERIORES

Casa Experimental

O projeto Casa Experimental tem como proposta a construção de uma casa para estudos de sustentabilidade que englobam as áreas de engenharia civil, mecânica, elétrica, produção e arquitetura e urbanismo.

Dentre os temas a serem abordados pela engenharia mecânica neste projeto estão o desenvolvimento de uma máquina para prensagem de tijolos, e a medição de ruído, temperatura e umidade dos cômodos da casa depois de finalizada, para avaliação do conforto térmico e acústico dos ambientes.

Para que a estrutura da casa seja modular e permita desmontagem e montagem de paredes, piso e telhado separadamente, uma estrutura metálica foi proposta como base de construção da casa experimental. Um curso de extensão de determinação de diagramas de força cortante e momento fletor usando MatLab foi proposto e realizado para apoio ao projeto.

maquinapaver1 25

30

Modelagem CAD com SOLIDWORKS

Orientado pelos professores Alexandre Pereira de Faria e Fábio Schneider, o grupo tem como objetivo de aprofundar as habilidades de modelagem 3D usando o software SolidWorks.

Na primeira edição, a agenda do grupo está concentrada na modelagem cinemática e simulação térmica e estrutural de sistemas mecânicos.

Modelagem e Prototipagem em ambiente acadêmico

Orientado pelos professores Alexandre Pereira de Faria e Mariano Pacholok com o objetivo de estudar a modelagem computacional de sólidos e tecnologias associadas (CAD/CAE/CAM).

Este grupo de estudos originou a linha de pesquisa Modelagem e Simulação de Sistemas Mecânicos.

cropped-logo_engmec_unibrasil.png

mecanica@unibrasil.com.br

%d blogueiros gostam disto: