Sobre

cropped-logo_engmec_unibrasil.png

Blog do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário UniBrasil
Palavra do coordenador [10º Semestre/2018.2]:
A primeira turma de engenheiros mecânicos está se formando! Foram cinco anos de planejamento e construção de um curso pensado a todo momento na geração de uma formação diferenciada para o mercado de trabalho. Isso pode ser comprovado pela nossa equipe de professores, pelos nossos alunos e pela qualidade atestada do nosso Centro Universitário UniBrasil.
Mas os desafios não param! Com estudo, aperfeiçoamento e dedicação, continuaremos o trabalho de planejamento, implantação e supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso, papel primordial desta coordenação.
Bom retorno de semestre a todos!
Palavra do coordenador [9º Semestre/2018.1]:
O quinto ano da graduação chegou e com ele novos desafios. Entender o mercado de trabalho e como conquistar o seu espaço, deve receber uma atenção especial. É o momento de buscar o ingresso nos programas trainee, e nossos parceiros podem ajudar nesta tarefa.
As parcerias com empresas da região só crescem, tornando o nome UniBrasil uma referência de ensino de qualidade. A pesquisa e extensão continuam a ser um diferencial no currículo e podem ajudar na conquista do primeiro estágio, do primeiro emprego.
Faça você também a diferença! Bom retorno a todos!
Palavra do coordenador [8º Semestre/2017.2]:
As conquistas não param no curso de engenharia mecânica. Nossos alunos são bem recebidos no mercado de trabalho realizando estágio nas grandes empresas da região metropolitana. As parcerias com empresas não param de crescer e o curso mantém o alto nível das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Nossa qualidade de ensino também é reconhecida por instituições de ensino parceiras. A pesquisa continua a nos trazer orgulho, com a publicação de artigos científicos pelos nossos alunos em congressos internacionais.
Conquiste você também o seu futuro! Bom semestre a todos!
Palavra do coordenador [7º Semestre/2017.1]:
O curso de Engenharia Mecânica continua colhendo bons resultados. A qualidade dos trabalhos acadêmicos de nossos alunos continua alta e a interdisciplinaridade já está incorporada nas ações de pesquisa e extensão do curso. O engajamento dos futuros engenheiros nas atividades de extensão é constante e exemplo de comprometimento com o curso e com a instituição.
Novas parcerias e aproximações com a indústria garantes um nível elevado da relação do curso com empresas e instituições. E os investimentos em infraestrutura continuam a ser realizados melhorando e aprimorando a prática profissional. Todo este contexto reflete o reconhecimento do padrão de excelência que o curso de engenharia mecânica do UniBrasil construiu ao longo dos anos.
Faça faz parte destas conquistas! Bom semestre!
Palavra do coordenador [6º Semestre/2016.2]:
Durante este semestre completaremos o terceiro ano de funcionamento e o nosso curso já possui uma identidade clara! Grande parte dos nosso alunos já está em estágio ou se preparando para estagiar. O fortalecimento do nome do curso cresce nas empresas da região e o reconhecimento dos nossos alunos no mercado de trabalho já é visível. Também cresce a visibilidade do curso com as instituições parceiras, resultando em ações conjuntas.
Atuando simultaneamente em ensino, pesquisa e extensão, nossos alunos e professores colhem o resultado deste trabalho. Os projetos multidisciplinares ganham novos parceiros interna e externamente e as jornadas acadêmicas tem grande evolvimento de nossos alunos. Os grupos de estudo em funcionamento também trazem resultados promissores. E para o próximo semestre teremos mais investimentos em laboratórios!
Seja você também uma referência! Bom semestre!
Palavra do coordenador [5º Semestre/2016.1]:
Neste semestre inauguramos o Centro Tecnológico! A engenharia mecânica conta agora com cinco novos laboratórios no recém-inaugurado bloco 9: Laboratório de Processos de Fabricação, Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalografia e Laboratório do GPEM – Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica, que foram realocados do bloco 7, Laboratório de Máquinas Térmicas e Laboratório de Máquinas de Fluxo. E outros laboratórios ainda estão por vir como o Laboratório de Metrologia e o Laboratório de Dinâmica de Máquinas. Todos dentro no nosso plano de investimento em infraestrutura.
A cada novo semestre são ofertados regularmente cursos de extensão gratuitospalestras, visitas técnicas e outras atividades de extensão com temas diversos, proporcionando formação complementar de qualidade, um diferencial necessário para o engenheiro mecânico. Os alunos do curso continuam comprometidos com a pesquisa, produzindo resultados de excelente qualidade, e mantendo nossas parcerias com instituições de renome. O perfil do engenheiro mecânico do UniBrasil já está estabelecido com vários alunos já em estágio nas empresas da região.
Parabéns aos nossos alunos e professores pela construção deste curso! Bom semestre a todos!
Palavra do coordenador [4º Semestre/2015.2]:
Estamos próximos de completar dois anos de curso e as ações de ensino, pesquisa e extensão estão cada vez mais fortes. Neste semestre teremos publicados os resultados dos trabalhos de iniciação científica de 8 alunos em quatro grandes temas: biocombustíveis, biomecânica, desenvolvimento de produto e escoamentos bifásicos. É a consolidação do trabalho desenvolvido por nossos professores e alunos em conjunto com nossos parceiros (empresas e outras instituições de ensino) ao longo do ano de 2015. E novas parcerias estão sendo firmadas.
Neste semestre, uma grande agenda de extensão com cursos, oficinas e grupos de estudo está disponível a todos os nossos alunos gratuitamente e também à comunidade externa. São na maioria atividades ofertadas aos sábados e durante todo o semestre, dentro de temas que complementam a formação do engenheiro. Muitos alunos do curso já começaram a estagiar e um currículo diferenciado permite conseguir melhores oportunidades. Institucionalmente teremos o EVINCI – Encontro de Iniciação Científica do UniBrasil e a programação oferecida pelo curso de engenharia mecânica está bastante diversificada, com a participação de empresas e pesquisadores da UTFPR e UFPR.
Neste semestre você está convidado a fazer mais e melhor! Diferencie seu currículo!
Palavra do coordenador [3º Semestre/2015.1]:
O semestre inicia aquecido para o Curso de Engenharia Mecânica do agora UniBrasil Centro Universitário. A aproximação com a indústria e outras universidades vem se consolidando no curso, que, entre doações e premiações recebeu mais de 50 mil reais nos últimos meses. Finalizamos o semestre anterior com a premiação como 1° colocado no Desafio RENAULT Experience entre 54 projetos de todas as regiões do Brasil. Iniciamos 2015 firmando parceria com a fábrica da FIAT Campo Largo, e o curso recebeu a doação de 6 motores 1.8, que serão usados em cursos de extensão de desmontagem e montagem de motores. Em parceria com o NUEM/UTFPR, o curso está construindo a planta de pesquisa em escoamentos bifásicos. Em parceria com a TOZ Soluções Industriais, o curso recebeu a doação de peças em alumínio para as oficinas de metrologia e firmou parceria para usinagem CNC de componentes desenvolvidos nos projetos.
E a pesquisa continua se fortalecendo no curso. O GPEM – Grupo de pesquisa em Engenharia Mecânica foi contemplado com mais duas bolsas de iniciação científica, resultado da avaliação dos projetos propostos pelo grupo, das parcerias alcançadas e pelo reconhecimento da capacidade dos nossos professores pesquisadores, que também terá seu quadro ampliado. A escola de engenharias receberá já no final deste semestre novas instalações e grandes investimentos já aprovados pela nossa Reitoria e Mantenedora. Com a construção do bloco 9, o curso de engenharia mecânica consolidará seus espaços de laboratório. Além da estrutura, as atividades acadêmicas e de extensão também serão incrementadas. Estão programados para o semestre diversos cursos de extensão, pensados no contexto da escola de engenharias, que permitirão uma maior integração entre nossos alunos.
Participe você também deste projeto! Bom retorno a todos!
Palavra do coordenador [2º Semestre/2014.2]:
Neste segundo semestre de 2014, o curso de Engenharia Mecânica inicia suas atividades de pesquisa com a inauguração do GPEM – Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica. O GPEM está localizado na sala I do bloco 7, e conta com uma equipe inicial de 5 professores. Os projetos desenvolvidos no GPEM são multidisciplinares envolvendo outros cursos do campus, como por exemplo os cursos de Farmácia e Biomedicina, que trabalham em conjunto nos projetos com biocombustíveis e de desenvolvimento de equipamentos laboratoriais.
Também para este semestre, estão incorporadas no plano de ação do curso uma série de atividades de extensão decorrentes de parcerias com empresas da região e também ações ligadas aos projetos de pesquisa do GPEM. Ao ensino está sendo incorporado o uso de softwares de simulação em engenharia, alinhando as ações do curso de Engenharia Mecânica com a proposta lançada na Jornada Acadêmica pela instituição.
Um bom início de semestre a todos os nossos alunos, professores e colaboradores!
Palavra do coordenador [1º Semestre/2014.1]:
O curso de Engenharia Mecânica, juntamente com as demais engenharias, consolida o início das atividades da Escola de Engenharias nas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), que busca a multidisciplinaridade e integração das atividades entre os cursos, oferecendo a você aluno um ambiente de crescimento profissional, repleto de oportunidades para desenvolvimento nas três dimensões: ensino, pesquisa e extensão.
O curso de Engenharia Mecânica é um dos mais antigos historicamente, de formação clássica e com alta procura e remuneração, colocando a UniBrasil em uma posição de destaque junto ao cenário nacional do ensino de engenharia. Como engenheiro mecânico, você poderá atuar como consultor, desenvolvedor, supervisor ou pesquisador nas mais diferentes áreas da engenharia como automotiva, máquinas e equipamentos, eletrodomésticos, automobilística, siderurgia, naval, aeronáutica, refrigeração e ar condicionado, energia, petróleo e gás, e muitas outras.
Sejam bem-vindos!
Prof. Eng. Fábio Alencar Schneider, D.Sc.
Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica

cropped-logo_eng_mec_989_.png

mecanica@unibrasil.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: